28/09/17 Automação

caixa eletronico

Custo e digitalização levam bancos a reduzir caixas eletrônicos

O aumento do uso de plataformas digitais para transações bancárias e a popularização dos terminais compartilhados, além do custo de manutenção e questões de segurança, estão levado ao encolhimento daquele que já era um dos principais canais de operações até pouco tempo: os caixas eletrônicos dos bancos.

No primeiro semestre de 2017, o número de caixas eletrônicos próprios dos bancos Itaú, BB e Santander registrou queda em relação ao mesmo período do ano passado. O Itaú retirou 814 máquinas de circulação; o BB, foram 4.539 equipamentos e no Santander, a redução foi de 517 caixas.

Dentre os maiores bancos do país, o único que registrou aumento nos primeiros seis meses de 2017 foi o Bradesco, mas segundo a instituição financeira isso ocorreu devido a incorporação dos caixas do HSBC e da instalação de novos equipamentos em agências em que o banco identificou uma demanda maior por operações nesse canal.

Na Caixa, que ainda não divulgou o balanço do segundo trimestre, o número de terminais vem caindo desde 2015 – em linha com o mercado.

De acordo com dados do Banco Central (BC), os últimos disponíveis, 2016 acabou com 6.431 terminais a menos, para 175.947 postos. O movimento de redução começou em 2015, com 2.068 máquinas saindo de circulação, totalizando no fim daquele ano 182.378 máquinas, no que foi a primeira baixa desde 2008, início do levantamento do BC.

Em contrapartida, os caixas eletrônicos do Banco24Horas, que executam transações de várias instituições em um mesmo equipamento, tiveram um crescimento de 10% no primeiro semestre do ano, com aumento de 1.874 pontos.

Segundo especialistas, os gastos para instalar e manter um caixa eletrônico próprio são muito altos, já que além da manutenção do serviço também é preciso contratar empresas de segurança para abastecê-los. Um executivo de um grande banco afirma que o custo mensal de manutenção dos caixas eletrônicos externos (fora da agência) gira em torno de R$ 20 mil. Já o preço do terminal é de cerca de R$ 30 mil.

Fonte: Movimento Sindical

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Print this page
Email this to someone

Tags:, , ,